Nomes: Badb, Bodb (encontrado em textos irlandesas mais antigos);
Animais: O animal mais conhecido quando se fala sobre Badb é o Corvo (mais especificamente a Gralha-cinzenta), no entanto em textos antigos era usado o nome “bodb“, utilizado para pássaros necrófagos (corvos, gralhas e abutres).
Cores: Vermelho (devido a ser mencionada como o corvo de boca vermelha), cinzento (devido à cor do corvo e o seu cabelo grisalho nos mitos)
Oferendas comuns: Cerveja, vinho (normalmente, tinto), lacticínios, mel, sementes, fruta, carne (normalmente vermelha, e crua);

Uma das Deusas Irlandesas da Batalha, pertencente ao trio das Mórrígna, que com a destruição e o caos se alegra. Transformada numa anciã de cabelo grisalho, ou então como uma gralha-cinzenta, ela incita coragem e força nos soldados, saltando de escudo em escudo e sorrindo alegre, prevendo a destruição que vem a caminho, pois sabe que com ela vem a vitória.
Quem é Badb?
Ela é a Deusa Irlandesa associada à batalha e à profecia, entre outras coisas, e é uma das Deusas dos Tuatha Dé. É uma das “Na Morrigna”, ou “As Morrigans”, que consiste nas 3 Deusas da batalha, filhas de Ernmas, a Mórrígan, Badb e Macha. Dentro do trio, pode-se dizer que Badb simboliza o Caos no meio de um campo de batalha, pois os mitos nos dizem que quando há uma batalha ela fica entusiasmada com a batalha e o caos que se vai formar (aviso que esta última frase é interpretação minha e, por isso, deve ser levada como UPG).
O seu nome significa “corvo”, no entanto, era antigamente utilizado para qualquer tipo de pássaro necrófago, como o abutre, o corvo e a gralha. Outro facto sobre o seu nome, é que às vezes aparece como “The Badb” (“An Badb” em irlandês), o que nos dá a ideia que para além de nome também poderá ser um título para uma Deusa de Batalha.
Badb e a Magia
Embora um devote possa pedir a ajuda de Badb para resolver a maioria dos problemas, ela é principalmente chamada, ou invocada, ao lidar com falta de coragem, batalhas internas e injustiça (normalmente utilizando maldições).
Contudo, como é habitual nas minhas publicações sobre divindades, deixo aqui um aviso extremamente importante: Badb não existe para nos servir, muito menos sem algo em troca. Dado isso, lembre-se de fazer alguma oferenda em troca do pedido (quanto maior a complexidade do pedido, maior a oferenda).
Aproveito para relembrar que os Deuses não são obrigados a ajudar-nos. É muito possível que Badb não ajude alguém que não tenha uma relação aprofundada com ela, tal como acontecerá com qualquer outra divindade, principalmente se o praticante viver fazendo pedidos sem nada em troca, tratando a Deusa como uma máquina de vendas.
Ela é, normalmente, invocada ou chamada para:
- Coragem
 - Banimentos
 - “Binding”
 - Maldições (Não amaldiçoe pessoas por diversão ou pequenas inconveniências.)
 - Justiça
 - Magia com o arquétipo do Corvo/Gralha
 
Livros sobre Badb
Na seguinte lista irá encontrar livros que já li e recomendo, por serem recursos legítimos com informação de base académica e/ou mitológica. Esta lista será atualizada conforme encontrar outros livros de boa qualidade.
- Pagan Portals – The Morrigan: Meeting the Great Queens (Morgan Daimler)
 - Pagan Portals – Raven Goddess: Going Deeper with the Morrigan (Morgan Daimler)
 - The Book of The Great Queen: The Many Faces of the Morrigan from Ancient Legends to Modern Devotions (Morpheus Ravenna)
 
Mitologia com Badb
Nesta lista irá encontrar os vários textos mitológicos onde Badb aparece. Para evitar confusão, devo dizer que estes são os textos onde a Deusa aparece mencionada como Badb, ou seja, não estou a incluir textos com Morrigan, Macha, Nemain, etc..
- Cath Muige Tuired Cunga (First battle of Mag Tuired)
 - Cath Maige Tuired (Second battle of Mag Tuired)
 - Brislech Mór Maige Muirtheimne (The Great Defeat on Muirtheimne Plain)
 - Togail Bruidne Dá Derga (The destruction of Dá Derga’s Hostel)
 - Bruidean Dá Chocae (Dá Choca’s Hostel)
 - Tóruighheacht Gruaidhe Griansholus (The Pursuit of Gruaidh Griansholus)
 - Serglige Con Culainn (The Wasting-Sickness of Cú Chulainn)
 - Scéla Muicce Meicc Da Thó (The Tale of Mac Da Thó’s Pig)
 - Seilg Síth na mBan Finn (The Chase of Síd na mBan Finn)
 - Gogadh Gáedhel re Gallaibh (The War of the Irish with the Foreigners)
 - Cath Almaine (The Battle of Allen)
 - Cath Mhuighe Leana (The Battle of Mag Lena)
 
No futuro, tentarei adicionar o link para todos estes textos mitológicos, em inglês e em português (caso exista). No entanto, poderá encontrar maioria destes textos, em inglês, no Codecs.
