Nesta publicação encontrará a minha tradução do poema Dindshenchas de Tech Duinn (The Metrical Dindshenchas – Poema 113).

Informo que em todas as minhas traduções farei o meu melhor para manter todos os nomes na sua forma original, ou seja, estes não serão “traduzidos” para português.
No caso desta publicação irei manter, também, a formatação e estrutura do texto original.
Nota: No final deste texto, irão encontrar escrito que os pagãos vão para o inferno. Aviso que não foi adição minha, nem do tradutor inglês, mas sim dos monges cristãos que passaram o conto para papel.
Tradução
Tech Duinn, de onde vem o nome? Não é difícil dizer. Quando os filhos de Mil vieram do oeste para Erin, o druida deles disse-lhes, ‘Se um de vocês subir no mastro’, disse ele, ‘e entoar encantamentos contra os Tuatha Dé, antes que eles possam fazê-lo, a batalha contra eles terminará, e sua terra será nossa; e aquele que lançar o feitiço morrerá. ‘ Eles lançaram a sorte entre si, e a sorte caiu sobre Donn para subir no mastro. Assim foi feito: Donn subiu no mastro e entoou encantamentos contra o Tuatha Dé, e então desceu. E ele disse: ‘Eu juro pelos deuses’, citou ele, ‘que agora a vós não será concecido direito nem justiça.’ Os Tuatha Dé também entoaram encantamentos contra os filhos de Mil em resposta da terra. Então, depois de amaldiçoarem Donn, surgiu imediatamente uma febre violenta no navio. Disse Amairgen: ‘Donn vai morrer’, disse ele, ‘e não teremos sorte em manter o seu corpo, para não apanharmos a doença. Pois se Donn for levado para terra, a doença permanecerá em Erin para sempre.’ Disse Donn: ‘Deixem o meu corpo ser levado para uma das ilhas’, disse ele, ‘e o meu povo colocará uma bênção sobre mim para sempre.’ Então, através dos encantamentos dos druidas, uma tempestade caiu sobre eles e o navio em que Donn naufragou. ‘Deixe o seu corpo ser levado para aquela rocha alta à distância’, diz Amairgen: ‘o seu povo virá para este local.’ Portanto, é chamado Tech Duinn: e por esta causa, de acordo com os pagãos, as almas dos pecadores visitam Tech Duinn antes de irem para o inferno, e dão a sua bênção, antes de irem, à alma de Donn. Mas quanto à alma justa de um penitente, ela contempla o lugar de longe e não se desvia. Tal é, pelo menos, a crença dos pagãos. Consequentemente, Tech Duinn é assim chamado.
