Nomes: Mórrígan, Morrígan, Morrígu, Mór-ríoghan;

Animais: Corvo, enguia, vaca (mais especificamente, uma novilha) e loba. Mórrígan transforma-se nestes últimos 3 animais numa tentativa de magoar Cú Chullain durante uma batalha;

Cores associadas: Vermelho (pois transforma-se numa senhora vestida de vermelho, com sobrancelhas e cabelo vermelho. Para além disso a sua carroça é vermelha. Vermelho simboliza o estatuto do Outro Mundo, na literatura irlandesa), Cinza (Para além de se tornar uma anciã de cabelo grizalho, também se torna uma loba cinza numa das suas tentativas de magoar Cú Chullain), Preto (Devido à sua ligação com corvos e da enguia, na qual ela se tranforma, ser preta);

Oferendas comuns: Cerveja, vinho (normalmente tinto), lacticínios, mel, sementes, fruta e carne (normalmente vermelha, e crua);

Locais Sagrados: Newgrange (mais especificamente Brú na Bóinne) e Cave of the Cats (Úaim na gCat).

Statue of The Morrigan, de Forest Rogers
The Morrigan by Forest Rogers

Maioria das pessoas que já leu, ou estudou, sobre Paganismo/Mitologia Irlandesa conhece a Mórrígan, Deusa da Batalha, Grande Rainha, Feiticeira e Druidesa dos Tuatha Dé Dánnan.

Ela já apareceu em jogos, séries de televisão, filmes e livros, no entanto, muitos destes dão-nos a ideia errada sobre ela. Ela não é uma demônia que mata sem razão ou que cria caos por diversão. Ela é quem controla a morte natural que chega a todos em determinado ponto da nossa vida.

Ela é a Deusa Irlandesa da batalha, da profecia e da soberania, entre outras coisas, e é uma das Deusas dos Tuatha Dé. É uma das “Na Morrigna”, as 3 Deusas da batalha, filhas de Ernmas: a Mórrígan, Badb e Macha.

Alguns historiadores afirmam que Macha poderá não ser uma das irmãs, mas sim Nemain. Outros dizem que A Mórrígan é o nome do trio, e no seu lugar está Anu, ou Anand. Devido a estas incoerências, o trio é considerado, por muitos, como complicado e misterioso.

Conforme nos é passado nos mitos, a Mórrígan é esposa, ou amante, de Dagda, e a sua união ocorre todos os anos na altura de Samhain, no local conhecido como a “Cama do Casal”.

Há algum desacordo sobre o significado do nome de Morrígan. Mor pode derivar de uma raiz indo-européia que conota terror relacionado com o inglês antigo maere, o escandinavo mara e o antigo eslavo oriental “mara” (“pesadelo”), enquanto rígan significa “rainha”. Consequentemente, Morrígan é frequentemente traduzido como “Rainha Fantasma”.

Contudo, no período irlandês médio, o nome é frequentemente escrito Mórrígan, aparentemente com a intenção de significar “Grande Rainha” (irlandês antigo mór, “grande”). Como será possível verificar por este artigo, e o restante website, será habitual escrever o nome como Mórrígan, significando Grande Rainha, no entanto, é apenas a minha visão e crença. Tal como em toda a espiritualidade, este é um tema que cada pessoa terá de entender na sua própria prática, e usar o nome que melhor funcionar para si.

Provavelmente a parte mais complicada de falar, deste artigo, é a Mórrígan dentro do contexto da bruxaria, e como ela nos pode ajudar. Ao abrir as redes sociais, e pesquisar o nome de Mórrígan, é muito provavél que os os temas principais sejam um destes dois: um livro de fantasia cuja personagem se chama Mórrígan, ou uma Deusa violenta, sem piedade, que é exigente e trás miséria como forma de educar os seus devotos.

Claro que esta última parte,tem alguma verdade, no entanto, ver a Mórrígan como apenas um Deusa da batalha, relacionada à morte, é ignorar todas as outras personalidades e virtudes desta deusa multifacetada e altamente talentosa. Mórrígan aparece nos mitos como druidesa, profetisa, mulher estratégica, que incita guerreiros a lutar contra os seus inimigos.

Atualmente, juntamente com Macha, é uma deusa extremamente comum entre quem necessita de força e  empoderamento feminino.

Embora um Devoto possa pedir a ajuda de Mórrígan para resolver a maioria dos problemas (não espere que ela ajude 100% das vezes. Ela não é um mordomo ou uma trabalhadora nossa, ela é uma Deusa, e é por isso que ter um bom vínculo com ela é útil), ela é principalmente chamada ou invocada ao lidar com injustiças, relacionamentos tóxicos, rivalidades, falta de coragem e batalhas internas.

Com isto dito, é também importante salientar que o panteão irlandês, no geral, não deve ser encaixado em tabelas de correspondências como é comum ver no paganismo moderno. Os Tuathá Dé são deuses altamente complexos, com talentos diversos em várias áreas.

Dado isso, um devoto de Mórrígan poderá pedir a sua ajuda nas diversas áreas da sua vida, sabendo, no entanto, que os Deuses não são nossos empregados. Eles não são obrigados a nos ajudarem, muito menos alguém que raramente faz oferendas, que não fala com Eles, nem ora a eles. A nossa relação com os Deuses, deve ser uma de reciprocidade, dando sempre algo em troca.

Contudo, a Mórrígan é normalmente chamada, por seus devotos, para as seguintes áreas:

  • Coragem
  • Banimentos
  • “Binding”
  • Contratos do Outro Mundo/Geis
  • Maldições
  • Justiça
  • Viagens Astrais
  • Bênçãos

Na seguinte lista irá encontrar livros que já li e recomendo, por serem recursos legítimos com informação de base académica e/ou mitológica.

  • Pagan Portals – The Morrigan: Meeting the Great Queens (Morgan Daimler)
  • Pagan Portals – Raven Goddess: Going Deeper with the Morrigan (Morgan Daimler)
  • The Book of The Great Queen: The Many Faces of the Morrigan from Ancient Legends to Modern Devotions (Morpheus Ravenna)

Nesta lista irá encontrar os vários textos mitológicos onde Mórrígan aparece. Para evitar confusão, devo dizer que estes são os textos onde a Deusa aparece mencionada como Mórrígan, ou seja, não estou a incluir textos com Badb, Macha, Nemain, etc..

  • Dindshenchas de Brúg na Bóinne (Newgrange)
  • Odras – Slíab Bodbgna (Slieve Bawn) [Tradução]
  • Mag mBreg (Plain of Brega) – Morrigan é mencionada durante uma oração feita por um Druída chamado Tulchine
  • Cath Muige Tuired Cunga (First battle of Mag Tuired)
  • Cath Maige Tuired (Second battle of Mag Tuired)
  • Foretales: Echtra Nerai (The Adventures of Nera)
  • Táin Bó Cúalnge (The Cattle Raid of Cúailnge)
  • Aided Con Culainn (The Death of Cú Chulainn)
  • Togail Bruidne Dá Derga (The destruction of Dá Derga’s Hostel) – Morrigan é mencionada
  • Reicne Fothaid Canainne (The Dirge of Fothad Canainne)
  • Banshenchas (The Lore of Women) – Morrigan é mencionada
  • Trecheng Breth Féne (The Triads of Ireland) – Morrigan é mencionada na Triad 120

No futuro, tentarei adicionar o link para todos estes textos mitológicos, traduzidos em inglês e português (caso exista). No entanto, poderá encontrar maioria destes textos, em inglês, no Codecs.